28.11.09

Aquela Fotografia



Falar o que penso é dizer de coração aquilo que sinto. Não quero embromar sentimentos, ocultar as palavras e negar. Quando vejo aquela fotografia tão simples, lembro como estava me sentindo naquele dia e o que esperava dele, sobretudo quem iria encontrar. Ensaiei palavras, textos, entradas na sala, olhares, tudo milimetricamente calculado. Experimentei várias roupas, as cores saltavam, queria uma adequada, e que não parecesse que estava arrumada para ocasião, queria ser discreta, mas deveria estar bonita. E até fiquei, minha alegria me deixou bem naquele jeans feio com uma blusa brega escrita Kiss. Discurso repetido, me sinto como minha mãe explicando suas fotografias com um corte de cabelo horroroso, pigmaleão setenta, diz ela. Lá estava eu mais uma vez pegando aquela foto que fica escondida comigo, para que ninguém perceba minha felicidade por estar ao seu lado, então eu a escondo. Mas eu mesma gosto de me ver ali, me ver estúpida, me amargurar, volta e meia abro minha caixa e vejo a foto, para ser mais ridículo faltou colocar a data e os nomes, quem sabe uma citação, algo bem a minha cara, mas não posso, apesar de sempre pensar em alguma do tipo “A alma de outrem é outro universo, com que não há comunicação possível, com que não há verdadeiro entendimento. Nada sabemos da alma senão da nossa; as dos outros são olhares, são gestos, são palavras, com a suposição de qualquer semelhança no fundo”. É minha obsessão, uns tem por carros, outros por praia, a minha é aquela foto específica. Me levanto, com ela apertada contra o peito, sinto o cheiro, como se fizesse alguma diferença, mas satisfaz minha alma perdida e saudosa. Vou colocar no porta-retrato com a minha citação do Fernando Pessoa, a foto é minha, faço o que quiser com ela. Depois de muito pensar, sonhar, dormir e acordar guardo-a de volta na caixa, ela é seu destino maior.

Raquel Pimentel

4 comentários:

  1. Quel..!!
    Adorei seu texto...Mais uma vez me encontrei em algumas partes!!
    rsrsrsrsrsrsrsrsss
    Beijos
    Kari

    ResponderExcluir
  2. adorei seu blog, mas faz um bom tempo q vc nao posta alguma coisa!
    vamos, gostaria de ler mais coisas de uma colega de profissão!
    bj grande

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto. Escreve muito bem. Com clareza, envolvimento.

    Entrei aqui sem querer, procurando por uma imagem, não ia nem ler o texto, achei grande, mas depois que a curiosidade falou mais alto li o primeiro parágrafo. Tive que ler tudo depois.

    Parabéns.

    ResponderExcluir